Envio de temas livres

Envio de temas livres

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES

O limite para envio dos trabalhos FOI PRORROGADO PARA O DIA 22 DE ABRIL DE 2024 ATÉ às 18hs (horário de Brasília)

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INSTRUÇÕES AOS AUTORES

  1. O sistema para envio de trabalhos estará disponível a partir do dia 01 de Abril de 2024
  2. O envio de Temas Livres será realizado exclusivamente por meio eletrônico em sistema próprio disponibilizado pelo CMGO2024.
  3. A submissão do trabalho está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores/coautores como participante do Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia 2024
  4. Os trabalhos inscritos poderão ser selecionados exclusivamente para apresentação de forma eletrônica em painel digital (E-pôster), que poderão ser visualizados em PCs ou em telas planas durante o CMGO 2024.
  5. Não serão aceitos pôsteres impressos.
  6. Os resumos aprovados serão apresentados de forma oral durante evento, para fins de avaliação, conforme cronograma abaixo.
  7. Nesta edição do CMGO, teremos 4 categorias de temas livres:
    • artigos originais;
    • revisão sistemática ou narrativa;
    • séries de casos, 3 ou mais (com revisão de literatura);
    • relato de caso (com revisão de literatura).
  8. Os relatos de casos serão avaliados pela comissão científica e somente serão aceitos casos raros e que tenham relevância para a prática clínica. O mesmo ocorrendo com séries de casos. A obtenção do termo de consentimento livre e esclarecido é obrigatória e de responsabilidade dos autores, não poderão ser enviados nomes das pacientes, apenas as suas iniciais e as fotos que podem expor a identidade da paciente serão vetadas pela comissão.
  9. Cada trabalho poderá ter 1 autor e até 5 (cinco) coautores, sendo que ao menos um dos membros esteja inscrito no CMGO2024.
  10. Os interessados deverão enviar os resumos exclusivamente através do sistema disponibilizado no site do congresso, não serão aceitos resumos enviados por outro meio eletrônico.
  11. Os resumos enviados seguirão obrigatoriamente o cronograma abaixo:

Cronograma Temas Livres CMGO 2024 

01/04/2024 às 08h00 – Início envio dos resumos.
18/04/2024 às 23h59Encerramento de envio de resumos. (PRORROGADO)
22/04/2024 às 18h00 –
Encerramento prorrogação de envio de resumos.
06/05/2024 às 08h00Divulgação dos resumos aprovados.
10/05/2024 às 18h00 – Envio de apresentação, (E-pôster em JPEG) dos resumos aprovados (pelos autores e coautores).
15 a 16/05/2024 – Apresentação oral dos trabalhos de acordo com cronograma a ser publicado pela organização.
17/05/2024 às 18h00 – Divulgação e premiação dos trabalhos na cerimônia de premiação
20/05/2024 às 08h00 – Início da emissão dos certificados (para trabalho aprovados).

  1. Sendo assim, a data limite para submissão de trabalhos será dia 18 DE ABRIL DE 2024 (conforme cronograma) até às 23h59 (horário de Brasília).
  2. Os trabalhos deverão ser enviados eletronicamente na forma de resumo, nele deverá constar:
    • Título,
    • Introdução e/ou fundamentos,
    • Objetivo
    • Métodos,
    • Resultados,
    • Discussão e conclusão
    • Referências bibliográficas são opcionais e limitadas ao número de cinco;
  3. Relato de caso clínico e séries de casos (com 3 ou mais indivíduos) devem ser estruturados com:
    • Título
    • Introdução, descrição do caso (contendo história clínica, exame físico, exames complementares e condutas adotadas)
    • Discussão/conclusões (contemplando breve revisão de literatura)
    • Referências bibliográficas são opcionais e limitadas ao número de cinco;
  4. Revisões sistemáticas e narrativas deverão indicar obrigatoriamente a metodologia e as referências bibliográficas utilizadas.
  5. O resumo deve ser enviado em PDF pela página de submissão de trabalhos do site, com o máximo de 2800 caracteres (sem espaço), não poderão ser incluídos nos resumos tabelas, gráficos ou ilustrações. As referências bibliográficas não contam como caracteres.
  6. Todas as abreviações devem ser especificadas no corpo do texto, quando utilizadas pela primeira vez;
  7. O resumo deverá estar classificado em uma das especialidades e áreas de atuação abaixo:

19.1.  GINECOLOGIA

    • Cirurgia e Endoscopia Ginecológica
    • Climatério e Endocrinologia Ginecológica
    • Disfunções do Assoalho Pélvico
    • Ginecologia Infanto-Puberal
    • Mastologia
    • Ginecologia Oncológica e Patologia do Trato Genital Inferior
    • Reprodução Humana
    • Sexologia

19.2. OBSTETRÍCIA

    • Assistência ao Pré-natal, Parto e Puerpério
    • Gravidez de Alto Risco e Medicina Fetal

19.3. OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA

    • Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia (imagem)
  1. Não é permitido submeter o mesmo estudo a mais de uma das especialidades ou áreas de atuação, sob pena de ter o trabalho desclassificado, em todas as categorias às quais foi submetido.
  2. Ao inserir os dados no sistema é responsabilidade dos autores conferir, cuidadosamente, todo o conteúdo do resumo, inclusive os dados para contato com o autor responsável.
  3. A Comissão de temas livres selecionará os trabalhos aprovados, que deverão ser apresentados como e-pôster em painel eletrônico durante o CMGO 2024 e oralmente nos dias e horário previamente definidos (conforme cronograma).
  4. Todos os trabalhos selecionados para apresentação serão publicados no site do CMGO 2024 ou outros meios de escolha da SOGIMIG. As decisões da Comissão Científica são soberanas e irrecorríveis.
  5. O responsável pela submissão será comunicado, por e-mail, da aprovação ou não do resumo(s) de sua autoria, conforme cronograma.
  6. Os autores dos trabalhos selecionados deverão retornar à plataforma (site) para realizar o envio da apresentação, e-pôster, em formato JPG conforme as orientações disponibilizadas no site.
  7. Em todas as apresentações eletrônicas (no formato JPG) deverá constar um e-mail para contato, para possíveis dúvidas dos congressistas e da comissão organizadora.
  8. Será emitido 01 (um) certificado único por trabalho aprovado contendo o título do trabalho e o nome do autor e todos os coautores, respeitando a ordem que foram informados durante a submissão.
  9. Os certificados serão disponibilizados para todos os autores após o evento. Para realizar a emissão do certificado o participante deverá realizar o login no sistema utilizando do CPF e senha informados durante a inscrição e acessar a área Meus Certificados que estará disponível partir do 20/05/2024 (conforme cronograma).
  10. Serão premiados os dois melhores trabalhos de cada área, dois da Ginecologia e dois da Obstetrícia.
  11. A inscrição do resumo implica na concordância do autor e coautor(es) com as normas estabelecidas neste regulamento, bem como na autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade das entidades promotoras ou apoiadoras do CMGO2024.

 


SELEÇÃO E PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS

  1. Todos os resumos recebidos serão avaliados pelos membros da Comissão de Temas Livres do CMGO2024
  2. A avaliação dos trabalhos terá uma pontuação máxima de 100 pontos, sendo distribuídos: 90 pontos através da análise de conteúdo do resumo enviado e 10 pontos na apresentação oral.
  3. Os critérios para julgamento do resumo são:
    a) respeito/adequação às regras deste regulamento (critério de desclassificação);
    b) relevância e contribuição científica;
    c) metodologia adequada à categoria;
    d) clareza na apresentação dos resultados;
    e) correlação do objetivo com as conclusões
    f) potencial de publicação.
  4. Os critérios para julgamento da apresentação oral são:
    a) cumprimento do tempo máximo: 5 minutos;
    b) desenvoltura na apresentação oral
    c) organização e estruturação da apresentação
  5. Os resumos enviados para avaliação serão encaminhados para a Comissão de temas livres do CMGO2024 de maneira cega quanto à autoria e instituição.
  6. Todos os resumos que não atenderem ao “item 33.a” dos critérios de julgamento acima serão desclassificados.

 


INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO ELETRÔNICA DOS RESUMOS

  1. Após receber a confirmação do pagamento da inscrição, o responsável pelo envio do trabalho deve acessar a área restrita, informando o CPF e SENHA cadastrados durante a inscrição. O botão “Meus Trabalhos” estará disponível no canto superior esquerdo área do inscrito.
  2. Clique na opção “Enviar Trabalhos”. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online. É obrigatório o preenchimento de todos os campos, nome, CPF e e-mail para todos o autor e coautores. Faça o upload o arquivo na extensão PDF, clique no botão enviar e aguarde o carregamento do arquivo.
  3. Após a submissão do resumo, você será direcionado para página “Meus trabalhos” onde poderá acompanhar na coluna da esquerda o status de todos os resumos enviados.
  4. O sistema enviará automaticamente um e-mail confirmando as informações cadastradas para todos os autores do trabalho, que também poderão acompanhá-lo na página “Meus Trabalhos” caso estejam inscritos no congresso. Ao receber o e-mail, verifique se todas as informações estão corretas.
  5. Caso seja verificado alguma informação errada, é necessário acessar novamente a área restrita e efetuar o cancelamento do resumo enviado, para enviá-lo novamente com as correções pertinentes. Cancelamento de resumo enviado e novo envio poderá ser feito somente até a data limite para submissão dos resumos, dia 18 de abril de 2024.
  6. Após o dia 18 de abril de 2024 será possível realizar apenas consultas da situação dos resumos enviados.
  7. Este regulamento foi aprovado pela Comissão organizadora do CMGO 2024
  8. Este regulamento entra em vigor a partir da data de sua publicação.

 

Belo Horizonte, 01 de abril de 2024
Dra. Inessa Beraldo de Andrade Bonomi
Presidente da SOGIMIG

 

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Dúvidas e Suporte Técnico

Em caso de dúvidas ou dificuldades durante a utilização da plataforma de submissão, por favor entre em contato pelo e-mail temaslivres@lcomunicacao.com

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