.
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
- O sistema para envio de trabalhos estará disponível a partir do dia 01 de Abril de 2024
- O envio de Temas Livres será realizado exclusivamente por meio eletrônico em sistema próprio disponibilizado pelo CMGO2024.
- A submissão do trabalho está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores/coautores como participante do Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia 2024
- Os trabalhos inscritos poderão ser selecionados exclusivamente para apresentação de forma eletrônica em painel digital (E-pôster), que poderão ser visualizados em PCs ou em telas planas durante o CMGO 2024.
- Não serão aceitos pôsteres impressos.
- Os resumos aprovados serão apresentados de forma oral durante evento, para fins de avaliação, conforme cronograma abaixo.
- Nesta edição do CMGO, teremos 4 categorias de temas livres:
- artigos originais;
- revisão sistemática ou narrativa;
- séries de casos, 3 ou mais (com revisão de literatura);
- relato de caso (com revisão de literatura).
- Os relatos de casos serão avaliados pela comissão científica e somente serão aceitos casos raros e que tenham relevância para a prática clínica. O mesmo ocorrendo com séries de casos. A obtenção do termo de consentimento livre e esclarecido é obrigatória e de responsabilidade dos autores, não poderão ser enviados nomes das pacientes, apenas as suas iniciais e as fotos que podem expor a identidade da paciente serão vetadas pela comissão.
- Cada trabalho poderá ter 1 autor e até 5 (cinco) coautores, sendo que ao menos um dos membros esteja inscrito no CMGO2024.
- Os interessados deverão enviar os resumos exclusivamente através do sistema disponibilizado no site do congresso, não serão aceitos resumos enviados por outro meio eletrônico.
- Os resumos enviados seguirão obrigatoriamente o cronograma abaixo:
Cronograma Temas Livres CMGO 2024
01/04/2024 às 08h00 – Início envio dos resumos.
18/04/2024 às 23h59 – Encerramento de envio de resumos. (PRORROGADO)
22/04/2024 às 18h00 – Encerramento prorrogação de envio de resumos.
06/05/2024 às 08h00 – Divulgação dos resumos aprovados.
10/05/2024 às 18h00 – Envio de apresentação, (E-pôster em JPEG) dos resumos aprovados (pelos autores e coautores).
15 a 16/05/2024 – Apresentação oral dos trabalhos de acordo com cronograma a ser publicado pela organização.
17/05/2024 às 18h00 – Divulgação e premiação dos trabalhos na cerimônia de premiação
20/05/2024 às 08h00 – Início da emissão dos certificados (para trabalho aprovados).
- Sendo assim, a data limite para submissão de trabalhos será dia 18 DE ABRIL DE 2024 (conforme cronograma) até às 23h59 (horário de Brasília).
- Os trabalhos deverão ser enviados eletronicamente na forma de resumo, nele deverá constar:
- Título,
- Introdução e/ou fundamentos,
- Objetivo
- Métodos,
- Resultados,
- Discussão e conclusão
- Referências bibliográficas são opcionais e limitadas ao número de cinco;
- Relato de caso clínico e séries de casos (com 3 ou mais indivíduos) devem ser estruturados com:
- Título
- Introdução, descrição do caso (contendo história clínica, exame físico, exames complementares e condutas adotadas)
- Discussão/conclusões (contemplando breve revisão de literatura)
- Referências bibliográficas são opcionais e limitadas ao número de cinco;
- Revisões sistemáticas e narrativas deverão indicar obrigatoriamente a metodologia e as referências bibliográficas utilizadas.
- O resumo deve ser enviado em PDF pela página de submissão de trabalhos do site, com o máximo de 2800 caracteres (sem espaço), não poderão ser incluídos nos resumos tabelas, gráficos ou ilustrações. As referências bibliográficas não contam como caracteres.
- Todas as abreviações devem ser especificadas no corpo do texto, quando utilizadas pela primeira vez;
- O resumo deverá estar classificado em uma das especialidades e áreas de atuação abaixo:
19.1. GINECOLOGIA
-
- Cirurgia e Endoscopia Ginecológica
- Climatério e Endocrinologia Ginecológica
- Disfunções do Assoalho Pélvico
- Ginecologia Infanto-Puberal
- Mastologia
- Ginecologia Oncológica e Patologia do Trato Genital Inferior
- Reprodução Humana
- Sexologia
19.2. OBSTETRÍCIA
-
- Assistência ao Pré-natal, Parto e Puerpério
- Gravidez de Alto Risco e Medicina Fetal
19.3. OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA
-
- Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia (imagem)
- Não é permitido submeter o mesmo estudo a mais de uma das especialidades ou áreas de atuação, sob pena de ter o trabalho desclassificado, em todas as categorias às quais foi submetido.
- Ao inserir os dados no sistema é responsabilidade dos autores conferir, cuidadosamente, todo o conteúdo do resumo, inclusive os dados para contato com o autor responsável.
- A Comissão de temas livres selecionará os trabalhos aprovados, que deverão ser apresentados como e-pôster em painel eletrônico durante o CMGO 2024 e oralmente nos dias e horário previamente definidos (conforme cronograma).
- Todos os trabalhos selecionados para apresentação serão publicados no site do CMGO 2024 ou outros meios de escolha da SOGIMIG. As decisões da Comissão Científica são soberanas e irrecorríveis.
- O responsável pela submissão será comunicado, por e-mail, da aprovação ou não do resumo(s) de sua autoria, conforme cronograma.
- Os autores dos trabalhos selecionados deverão retornar à plataforma (site) para realizar o envio da apresentação, e-pôster, em formato JPG conforme as orientações disponibilizadas no site.
- Em todas as apresentações eletrônicas (no formato JPG) deverá constar um e-mail para contato, para possíveis dúvidas dos congressistas e da comissão organizadora.
- Será emitido 01 (um) certificado único por trabalho aprovado contendo o título do trabalho e o nome do autor e todos os coautores, respeitando a ordem que foram informados durante a submissão.
- Os certificados serão disponibilizados para todos os autores após o evento. Para realizar a emissão do certificado o participante deverá realizar o login no sistema utilizando do CPF e senha informados durante a inscrição e acessar a área Meus Certificados que estará disponível partir do 20/05/2024 (conforme cronograma).
- Serão premiados os dois melhores trabalhos de cada área, dois da Ginecologia e dois da Obstetrícia.
- A inscrição do resumo implica na concordância do autor e coautor(es) com as normas estabelecidas neste regulamento, bem como na autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade das entidades promotoras ou apoiadoras do CMGO2024.
SELEÇÃO E PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS
- Todos os resumos recebidos serão avaliados pelos membros da Comissão de Temas Livres do CMGO2024
- A avaliação dos trabalhos terá uma pontuação máxima de 100 pontos, sendo distribuídos: 90 pontos através da análise de conteúdo do resumo enviado e 10 pontos na apresentação oral.
- Os critérios para julgamento do resumo são:
a) respeito/adequação às regras deste regulamento (critério de desclassificação);
b) relevância e contribuição científica;
c) metodologia adequada à categoria;
d) clareza na apresentação dos resultados;
e) correlação do objetivo com as conclusões
f) potencial de publicação.
- Os critérios para julgamento da apresentação oral são:
a) cumprimento do tempo máximo: 5 minutos;
b) desenvoltura na apresentação oral
c) organização e estruturação da apresentação
- Os resumos enviados para avaliação serão encaminhados para a Comissão de temas livres do CMGO2024 de maneira cega quanto à autoria e instituição.
- Todos os resumos que não atenderem ao “item 33.a” dos critérios de julgamento acima serão desclassificados.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO ELETRÔNICA DOS RESUMOS
- Após receber a confirmação do pagamento da inscrição, o responsável pelo envio do trabalho deve acessar a área restrita, informando o CPF e SENHA cadastrados durante a inscrição. O botão “Meus Trabalhos” estará disponível no canto superior esquerdo área do inscrito.
- Clique na opção “Enviar Trabalhos”. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online. É obrigatório o preenchimento de todos os campos, nome, CPF e e-mail para todos o autor e coautores. Faça o upload o arquivo na extensão PDF, clique no botão enviar e aguarde o carregamento do arquivo.
- Após a submissão do resumo, você será direcionado para página “Meus trabalhos” onde poderá acompanhar na coluna da esquerda o status de todos os resumos enviados.
- O sistema enviará automaticamente um e-mail confirmando as informações cadastradas para todos os autores do trabalho, que também poderão acompanhá-lo na página “Meus Trabalhos” caso estejam inscritos no congresso. Ao receber o e-mail, verifique se todas as informações estão corretas.
- Caso seja verificado alguma informação errada, é necessário acessar novamente a área restrita e efetuar o cancelamento do resumo enviado, para enviá-lo novamente com as correções pertinentes. Cancelamento de resumo enviado e novo envio poderá ser feito somente até a data limite para submissão dos resumos, dia 18 de abril de 2024.
- Após o dia 18 de abril de 2024 será possível realizar apenas consultas da situação dos resumos enviados.
- Este regulamento foi aprovado pela Comissão organizadora do CMGO 2024
- Este regulamento entra em vigor a partir da data de sua publicação.
Belo Horizonte, 01 de abril de 2024
Dra. Inessa Beraldo de Andrade Bonomi
Presidente da SOGIMIG
CLIQUE AQUI PARA ENVIAR O SEU TRABALHO
Dúvidas e Suporte Técnico
Em caso de dúvidas ou dificuldades durante a utilização da plataforma de submissão, por favor entre em contato pelo e-mail temaslivres@lcomunicacao.com
.